Na sessão desta tarde, foi REJEITADO o Projeto de Lei 30/2014 de Autoria do Vereador Washington que ‘’Dispõe sobre a política municipal de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social para Pessoas Portadoras de Dependência Química’’.
Esse projeto teve iniciativa de um cidadão itatibense que procurou o Vereador por ter vivenciado e passado por dificuldades e preconceitos ao tentar se reinserir profissionalmente em Itatiba.
O objetivo principal do projeto era restaurar e incentivar a pessoa a ter uma chance de reinserção profissional, vez que não adianta o paciente ser muito bem atendido por ótimos profissionais no CAPS e quando tem alta do tratamento não tem oportunidade ou aprendizado profissional.
As condições para o paciente participar do programa seriam:
– Estar em dia com as consultas e medicações;
– Participar das reuniões do CAPS-AD;
– Ter boa conduta e bom relacionamento familiar;
– Ter aval do médico responsável por suas consultas.
É dever do Estado garantir o acesso aos direitos sociais garantidos pela Lei, por essa razão o projeto foi feito, com o intuito de dar uma nova chance as pessoas que realmente se esforçaram para conquistar um lugar na sociedade.
Infelizmente o projeto foi REJEITADO por motivos puramente políticos, ignorando a sua importância e conotação social, como tantos outros projetos que já passaram nesta Casa de Leis.