No começo do mês, a Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo recebeu da equipe Senac Jundiaí o relatório de conclusão do Programa para Desenvolvimento do Turismo de Itatiba.

A parceria teve início em junho de 2019 através de uma iniciativa da Administração Pública e o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Itatiba, com o objetivo de fomentar a potencialidade turística da cidade. O contrato, celebrado entre a Prefeitura de Itatiba e o Senac Jundiaí, estabelece a execução do Programa desde então.

O secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, ressaltou a importância da realização deste programa. “Através de um esforço que uniu os anseios do Conselho Municipal de Turismo e da Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Itatiba viabilizou o convênio por ser importante ferramenta para potencializar o turismo. Todos os segmentos que integram a rede se envolveram de modo muito efetivo e a contribuição de todos tem sido essencial para o fortalecimento turístico de nossa cidade”, concluiu o secretário.

O relatório de conclusão, recebido pelo Secretário Washington Bortolossi das mãos de Michele Gonçalez Zorzi e Valéria Andrade de Thomaz da equipe Senac Jundiaí, apresenta um prospecto da execução do Programa na cidade, com abordagem dos conteúdos trabalhados e a construção coletiva dos alunos durante o curso, contribuindo de modo efetivo no desenvolvimento do turismo de Itatiba.

“Recentemente, o Senac alterou sua missão e inseriu o ‘turismo’ como uma das prioridades nas atividades que envolvem a qualificação profissional e educação para o trabalho. A atuação do Senac na qualificação das pessoas nos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo só ratifica e potencializa a importância do desenvolvimento econômico, social e cultural através do Programa para Desenvolvimento do Turismo em Itatiba. A participação efetiva dos atores envolvidos no segmento certamente contribuirá para o desenvolvimento da cidade”, destacou Mauro de Nardi Costa, Gerente do Senac Jundiai.

A elaboração do contrato se deu após a realização da Conferência “Inspirações para o Desenvolvimento do Turismo”. Em junho de 2019, foi dado início a mais uma etapa que envolveu iniciativa privada, poder público e o terceiro setor, a saber, produtores rurais, comerciantes, representantes de bares e restaurantes, rede hoteleira, servidores e demais interessados no tema. Até dezembro do mesmo ano, foram realizados 20 encontros com foco no turismo do município. As reuniões aconteceram em sua grande maioria na AICITA, parceira do programa.

O contrato ainda prevê a realização de dois cursos com a duração de 40 horas cada: “Turismo Local e a excelência no atendimento ao turista”, já iniciado e mais uma vez com a parceria da AICITA, e “Turismo Local: a gastronomia como atrativo turístico” que terá data de início ainda definida.