A Prefeitura de Itatiba tem adotado medidas preventivas para conter a proliferação do novo coronavírus. Para isso, além de optar não realizar a 17ª Festa do Caqui e Cia., outros eventos e inaugurações têm sido adiados, momentaneamente suspensos e, até mesmo, cancelados.

“Avaliamos como prudente e responsável a decisão do Prefeito Douglas Augusto pelo cancelamento da 17ª Festa do Caqui e Cia. Sabemos do impacto financeiro para as entidades assistenciais, produtores rurais e artesanato e estamos empenhados na busca de alternativas para amenizar a perda de todos os envolvidos que tanto trabalharam para realização da nossa mais tradicional festividade. Tais medidas, com a preocupação de zelar os itatibenses, se fazem necessárias para que posteriormente tudo volte à sua normalidade. A Prefeitura está engajada e segue no planejamento e execução de ações pelo bem-estar de todos nós”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.

Ao passo que normas de prevenção e deliberações quanto à não realização de eventos e inaugurações vêm sendo admitidas, a entrega de novos espaços como a Biblioteca Infantil e o Arquivo Público ficará pendente aguardando um momento mais oportuno para sua realização.

Eventos como a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), organizada pela Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, precisaram ser cancelados por conta das medidas de proteção, segurança e saúde recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Administração Municipal.

Ficam também temporariamente suspensos o curso de Desenho Básico com Cleverton Gomes, as oficinas musicais e de ballet do Conservatório Municipal e o evento “Uma noite de cultura” com o Madrigal Recomeços. A Biblioteca Municipal e o Museu, também estão com suas atividades suspensas. Os prédios permanecerão fechados para atendimento ao público e receberão apenas expediente interno.

A continuidade do Pontos Mis, do Museu da Imagem e do Som do Governo do Estado de São Paulo que novamente selecionou Itatiba para mais um ano de parceria, também está temporariamente parada. O início de sua execução foi adiado pelos organizadores em, pelo menos, 30 dias.