Quem esteve na abertura da exposição “Entre pintura e fotografia: a história de dois artistas de Molise-Itália, em Itatiba-Brasil” na última quinta-feira (07), pôde sentir um pouco mais de perto os costumes e apreciar as belas paisagens do Molise. Uma verdadeira viagem à Itália. É o que pode ser conferido até o próximo dia 24 de fevereiro no Museu Municipal “Padre Lima”.

  Público aprecia abertura da exposição com pinturas e fotografias da região do Molise-Itália, no Museu “Padre Lima”

Depois da realização do Monumento “Os Guardiões de Itatiba”, inaugurado em abril de 2018, este é mais um projeto cultural entre a região italiana do Molise e Itatiba. A exposição promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, conta com obras dos italianos Dante Gentille Lorusso e Mauro Presutti, artistas interessados pela história e pela beleza de suas regiões.


Da esq. para dir, Mauro Presutti, André Bartholomeu, Washington Bortolossi e Dante Gentille Lorusso durante abertura da exposição “Entre pintura e fotografia: a história de dois artistas de Molise-Itália, em Itatiba-Brasil”

“O primeiro contato que tivemos com o Dante, foi por meio do André Bartholomeu, itatibense que faz esse intercâmbio entre essas cidades. A ideia foi fazer essa troca cultural e de experiências entre Oratino (cidade com tradições de trabalho com pedras) e também Itatiba (que significa “muita pedra”), com simbolismo encontrado sobre a “pedra”. De lá pra cá, foram inúmeros contatos, com a construção do monumento na cidade e levando também nossa cultura local até à Itália. Agora eles estão retratando a região do Molise pra gente”, explicou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.

Pinturas de Dante Gentille Lorusso, artista italiano que está pela quarta vez em Itatiba, agora expondo sua arte inspirada na região do Molise

Dante é nascido em Oratino (Campobasso) em 1957. Hoje vive e trabalha em Toro. Ambas cidades-irmãs de Itatiba. Apaixonado pela cidade brasileira, está pela quarta vez no país, e agora com sua arte em pinturas no Museu.

“Estou voltando pela quarta vez em Itatiba, lugar e povo que eu amo muito. Cada vez que volto me sinto um itatibense. Aqui encontro muitos amigos, tantas pessoas queridas. E com a arte criamos essa ponte, ligando Itatiba à região do Molise, ampliando nossos horizontes e nossa cultura”, explicou o artista Dante Gentille Lorusso.


Fotografias expostas no Museu Municipal “Padre Lima”, de Mauro Presutti, retratando a paisagem e costumes da região do Molise-Itália

Já Mauro Presutti, se tornou fotógrafo profissional em 1985, e dirigiu sua atenção para fotografia de paisagens, jornalísticas e de pesquisa etnoantropológica, sem nunca esquecer a pesquisa artística. Mauro exibe sua arte em exposições pessoaos e coletivas em Estrasburgo, Nova York, Milão, Roma, Viterbo, Nápoles, Bari, Benevento, Campobasso e agora está muito feliz com trabalhos no Brasil.

“Em minhas fotos, conto um pouco da minha região, que tem uma particularidade: a linda vegetação, além do mar e montanhas. E aqui em Itatiba também estou vendo muito verde, com uma vegetação diversa da nossa, também com suas particularidades, o que me encanta. Além do que as pessoas aqui são muito sorridentes e hospitaleiras, por isso estou muito feliz”, comentou o fotógrafo Mauro Presutti.

A visitação à exposição acontece de terças a sextas-feiras, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, até o dia 24 de fevereiro.

Molise

O Molise é uma pequena região caracterizada pela paisagem dividida entre montanhas, colinas e planícies que margeiam o Mar Adriático. Um local com cerca de 300 mil habitantes, repleto de natureza, história, arte, tradições e alimentos. “Um pequeno mundo antigo”, onde os costumes e tradições, como o artesanato e ofícios antigos, ainda sobrevivem.