A partir do mês de março, Itatiba passará a contar com o projeto “Pontos MIS”, que funcionará na Biblioteca Municipal “Chico Leme”, em local de fácil acesso para a população. Haverá sessões gratuitas de filmes toda semana, além de oficinas para adultos e crianças. Estão previstas para Itatiba oficinas de fotografia e palestras sobre história do cinema. Os palestrantes e oficineiros são muito bem escolhidos, como é o caso de Bruno Carneiro, que fará a primeira oficina.
O catálogo de filmes disponíveis no MIS que deverão ser destinados às sessões nos “Pontos MIS” também é especial, passando pelo crivo de curadores escolhidos e considerando a realidade de cada município. Há filmes premiados, novos, e alguns inéditos nos cinemas comerciais: são animações, filmes populares como “Domésticas”, que fez parte de catálogos anteriores, e filmes de terror da Fábulas Negras Produções, uma produtora brasileira, que atualmente é referência mundial no gênero.
“Esta é a primeira vez que Itatiba participa do Programa “Pontos MIS”. Desde o início do ano, a Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba vem mantendo contato com os produtores do programa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, com o objetivo de firmar essa parceria. No último dia 14 de Fevereiro, representantes do Departamento de Cultura da nossa secretaria participaram do primeiro Encontro Regional Pontos MIS da região, em São Paulo”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.
“Pontos MIS” é um programa do Museu da Imagem e do Som, uma Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. É um programa de formação e Difusão Cultural com atuação em todo o Estado de São Paulo, com filmes, oficinas práticas e palestras, para formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial.
A primeira oficina do “Pontos MIS” de Itatiba será “Como fazer entrevistas melhores para documentários”, com Bruno Carneiro, no próximo dia 13/03/2019, das 13h às 17h. Ela é voltada para maiores de 16 anos e terá 20 vagas. As inscrições serão abertas no dia 26/02/2019, na Biblioteca Municipal. Você também pode fazer a inscrição através do e-mail: cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br, enviando o nome completo, idade, endereço, endereço eletrônico (e-mail) e telefone para contato.
“Entrevistas são a base da maioria dos documentários. Saber entrevistar é essencial para realizar filmes significativos, ou para obter informações que valorizem um trabalho artístico ou jornalístico. Existem conhecimentos que, se aplicados com sensibilidade, transformam uma entrevista em algo especial. O objetivo desta oficina é ensinar e praticar esses conhecimentos”, completou o Secretário.
Sobre Bruno Carneiro
O coordenador dessa oficina é Bruno Carneiro, formado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo. Desde o ano 2000 exerce principalmente as funções de diretor, roteirista e assistente de direção em formatos variados de audiovisual. Diretor de 21 documentários, e também roteirista de quase todos eles. Diretor e roteirista de cinco curtas-metragens ficcionais que participaram de festivais nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Portugal, e outros países. Esses filmes foram premiados em vários festivais nacionais. Carneiro dirigiu programas de TV, comerciais e vídeos corporativos. Foi assistente de direção em 12 documentários, dirigidos por realizadores como Cao Hamburger. Participou da equipe de assistência de direção de “Bicho de Sete Cabeças”, de Lais Bodanzky, entre outros. Lecionou cinema ficcional e documental na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André – SP por quatro anos. Também Lecionou cinema ficcional e documental na Escola São Paulo por dois anos, onde foi coordenador de um curso anual. Realizou workshops de direção no Sesc Arsenal (Cuiabá, MT) e Sesc Natal (RN), e estrutura narrativa no Cinesesc-SP.