Na Sessão da Câmara Municipal da última quarta-feira (16), foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei nº 58/2021 de autoria do Vereador Washington Bortolossi (Cidadania), que obriga os hospitais da cidade a fazerem a comunicação imediata quando registrarem o nascimento de crianças com síndrome de down para instituições, entidades e associações especializadas.

O objetivo da proposta é garantir o apoio, acompanhamento e intervenção imediata das instituições entidades e associações, por seus profissionais capacitados, com vistas à estimulação precoce; o amparo aos pais, do indispensável ajuste familiar a nova situação com as adaptações e mudanças de hábito inerentes; garantir mais influências positivas no desempenho e no potencial dos primeiros anos de vida, para o desenvolvimento motor e intelectual mais rápido das crianças portadoras da Síndrome de Down; proporcionar condições reais de socialização, inclusão, inserção social e geração de oportunidades, ajudando o desenvolvimento da autonomia da criança, sua qualidade de vida, suas potencialidades e sua integração efetiva como protagonista produtivo em potencial junto ao contexto social.

“Acredito que a informação e preparo desses pais é fundamental para o cuidado do bebê com síndrome de down, especialmente para estimular o desenvolvimento da criança. Por isso apresentei esse projeto para nossa cidade, que vai garantir essa orientação dos pais e o atendimento completo e imediato ao bebê”, destaca o Vereador.

Foi aprovado em segunda discussão também o Projeto de Lei nº 89/2021, que institui a Política Municipal de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social para dependentes químicos em recuperação.

O projeto prevê que cabe ao Poder Público manter instrumentos de participação da sociedade civil, do dependente químico e de sua família, na formação de políticas públicas de prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos. Determina, ainda, que a atuação deve se dar por meio do apoio social e aconselhamento profissional, de forma a evitar ou mitigar o isolamento social causado pela dependência química

Pela lei, por exemplo, terão prioridade na reinserção profissional o paciente que se encontrar em dia com suas consultas e medicações, mediante comprovada participação em programas, reuniões periódicas ou qualquer outro tipo de atividade voltada à prevenção ao uso de substâncias que causem dependência, através de atestado médico avalizando a aptidão.

O Vereador Washington destaca que a nossa cidade já tem alguns serviços específicos voltados para as pessoas em recuperação, mas sentimos a falta de uma política específica para tratamento e reinserção dessas pessoas na sociedade, inclusive no âmbito profissional.

Os projetos seguem agora para sanção do Prefeito Municipal para se tornarem leis no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui