Em uma breve cerimônia com presença de algumas autoridades e pouco público, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira entregou à população, no domingo (15), uma nova opção de lazer para os pets: o Parcão, espaço projetado para o lazer de cães, no Parque da Juventude.

O espaço fica aberto todos os dias, das 7h às 19h, e possui brinquedos para os cãezinhos correrem à vontade, com amplo espaço fechado, além de bebedouros, lixeiras e bancos. “Agora a população tem um espaço para trazer seu cão, com circuito e bebedouro, que é seguro para os animais e espero que a população goste dessa novidade”, explicou o prefeito Douglas Augusto. “Essa é uma ação que se une a outras que estamos tomando em relação a causa animal, como o aumento gradativo das castrações e licitação para a construção de uma clínica veterinária pública”, concluiu Douglas.

A área é cercada e conta com dois portões, para evitar a fuga dos cachorros. O Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, também comentou a instalação. “O espaço para soltura e recreação de cães, o ParCão, tornará o Parque da Juventude ainda mais atrativo. Como todo espaço, há normas de uso que devem ser cumpridas, uma vez que se trata de área de convívio, e o bom senso dos tutores dos cães deve sempre prevalecer. Temos convicção de que todos aproveitarão da melhor maneira possível”, lembrou o secretário de Cultura e Turismo.

Responsável pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal (COBEMA), criada em 2018, Roselvira Passini, Secretária Adjunta de Meio Ambiente e Agricultura ressaltou a importância do espaço na relação entre os cachorros e seus tutores. “É um projeto inovador na cidade. Visitamos outros locais para ver a ideia e entender como poderíamos aplicá-la aqui. Para os cães é interessante pois, depois de uma socialização, podem ficar soltos e acompanhados de seus tutores. É uma forma de incentivar essa socialização e de fortalecer essa relação com o pet”, afirmou Roselvira

“O Parcão é um espaço que, com segurança, propicia lazer não apenas aos animais mas também aos seus donos. Por isso, é importantíssimo manter a sua conservação principalmente por quem o utiliza começando pelo recolhimento das fezes do seu pet”, orientou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro. “É um espaço de convivência, de alegria e muito bem feito e organizado com equipamentos muito bem distribuídos. Parabéns ao Prefeito Douglas Augusto pelo apoio e incentivo à instalação desse local”, completou.