Por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba, no próximo sábado, dia 23, o Grupo Andaime realizará um workshop com o tema “O teatro na comunidade a partir da tradição oral”, no Plenário Abílio Monte, anexo à Câmara Municipal. Durante o workshop, será exibido um video-documentário e será feito debate sobre o processo criativo do grupo para a peça “As Patacoadas de Cornélio Pires”. A oficina será gratuita e para reservar um lugar basta acessar cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br

“AS PATACOADAS DE CORNÉLIO PIRES”

A peça “As Patacoadas de Cornélio Pires” será realizada no Teatro “Ralino Zambotto”. A entrada é gratuita e pode ser obtida no Museu Histórico “Padre Lima” ou na Biblioteca “Chico Leme”. Indicação para maiores de 10 anos, com duração de 75 minutos.

O Andaime Teatro apresenta o projeto “Dedo de Prosa” com apoio do ProAC 02/2018- Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculo de Teatro no Estado de São Paulo. O Projeto consiste na realização de 10 apresentações da peça “As Patacoadas de Cornélio Pires” em 10 cidades de cinco regiões do Estado de São Paulo, além de 10 exibições do documentário “O teatro de memória do grupo Andaime” sobre o processo de criação do grupo e 10 encontros com a comunidade para a realização do debate: “O universo caipira e a tradição oral”, uma prosa sobre a montagem que comemorou dez anos de estrada divulgando a cultura do interior.

Cornélio Pires é um dos nomes de maior importância na literatura paulista do começo do século XX. Autor de um inigualável documento sobre a linguagem e o modo de vida do caipira paulista, se destacou por sua pesquisa sociológica e linguística, e se tornou um dos primeiros escritores regionalistas do país. Em São Paulo, criou o primeiro programa de música caipira na Rádio Nacional enquanto lançou um selo próprio, produzindo mais de cem discos de músicas e textos regionais.