No último dia 14, ocorreu na Serra dos Cocais Eventos, a segunda reunião organizada pelo ComTur e iniciativa privada, para tratar sobre a criação de uma Associação visando o desenvolvimento de uma Rota Turística Rural, destacando uma área específica, correspondente aos bairros Mombuca, Tapera Grande, Cocais e Bairro do Morro.

A reunião contou com a presença de empreendedores do trade turístico; Presidente do ComTur, Eduardo Bettin; Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi; equipe da Secretaria de Cultura e Turismo; representante do Sindicato Rural de Itatiba e da Rota da Uva de Jundiaí.

Iniciativa visa promover o desenvolvimento da região Mombuca, Tapera Grande, Cocais e adjacências

A pauta tratou sobre o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, junto à criação e desenvolvimento da rota turística, bem como do Sindicato Rural de Itatiba, por meio de sua representante, Célia Siqueira Quaglia, oferecendo cursos e capacitações.

Logo após, Mary Bueno, Coordenadora da Rota da Uva de Jundiaí, discorreu sobre o funcionamento da Rota, bem como sua criação, benefícios e dificuldades.

Os participantes ainda conversaram sobre o modelo associativo a ser adotado, e os interessados assinaram um termo de compromisso para participarem e executarem as etapas de constituição da referida Rota Turística.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, há interesse da iniciativa privada na criação de novos produtos. “Hoje vemos grande interesse, por parte da iniciativa privada, em criar produtos turísticos para comercialização e incrementação da atividade. Para tanto, é essencial a união entre todos os envolvidos”, comentou Washington Bortolossi.

“Com a criação de uma rota turística, junto às estratégias cooperadas de comunicação, os empresários terão maior facilidade de atrair novos visitantes para a região. Certamente trará benefícios econômicos, melhoria dos serviços existentes e o surgimento de novos empreendimentos”, destacou Eduardo Bettin, presidente do ComTur- Conselho Municipal de Turismo.

Finalizando os trabalhos, os participantes agendaram nova reunião do grupo para o dia 04 de fevereiro de 2019, para dar continuidade ao projeto.