No último dia 06, o SENAC realizou o encerramento do Programa Turismo na Escola, celebrado através de parceria entre a Prefeitura Municipal, juntamente com as Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo.
O lançamento do projeto ocorreu no dia 13 de agosto, no Hotel Orion JWF Itatiba e contou com a presença da sociedade civil, membros do ComTur- Conselho Municipal de Turismo, coordenadores e diretores das escolas, professores, além de servidores das Secretarias envolvidas e autoridades.
Após o evento de lançamento do Programa, os professores interessados das áreas de História e Geografia da Rede Municipal de Ensino participaram de Oficina, tratando do tema: Educação e Turismo.
A terceira e última etapa do Programa correspondeu ao Curso Educação Turística: A Base Nacional Comum Curricular e o Turismo na Escola, com duração de cinco encontros, sendo um deles, uma visita técnica realizada no Quilombo Brotas e Sítio São José.
Itatiba foi escolhida pelo SENAC como cidade piloto para receber o Programa e os professores puderam desenvolver atividades e dinâmicas compreendendo melhor a atividade turística da cidade e sua importância. Ao final, os professores se reuniram em grupos e apresentaram projetos, baseados na BNCC, com o objetivo de abranger o estudo do turismo em sala de aula e demonstrar ao aluno a importância e o potencial de Itatiba para a atividade.
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, a iniciativa trará impactos importantes e positivos em sala de aula. “O SENAC é um grande parceiro da Prefeitura e acredita no potencial turístico do município. Ao longo do processo, os professores demonstraram-se bastante envolvidos com as atividades e temos certeza de que aplicarão as metodologias e conhecimento aplicados em sala de aula, mostrando aos alunos a importância do turismo para nossa cidade”, comentou.
“O Programa Turismo na Escola do SENAC realizado com um grupo de professores de História e Geografia da rede municipal de Itatiba superou todas as nossas expectativas. Professores muito criativos e engajados se dedicaram em todas as atividades propostas e puderam compreender a sinergia do turismo com as disciplinas, possibilitando um novo olhar para a cidade, reconhecendo e valorizando o que existe de turismo em Itatiba. No ano que vem, com certeza os alunos poderão também conhecer e participar desta temática com seus professores”, comentou a docente em Turismo do SENAC, Valéria de Andrade Thomaz.