A inauguração do Monumento “Guardiões de Itatiba”, erguido na rotatória em frente ao Parque da Juventude, na manhã deste domingo (8), uniu definitivamente a cidade brasileira Itatiba e a italiana Oratino, que este ano se tornaram Cidades Irmãs.


Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto, discursa durante inauguração do Monumento ‘Guardiões de Itatiba’

O evento contou com a presença dos prefeitos de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, de Oratino, Roberto Quercio e de Toro, Luca Fatica, além do artista plástico responsável pela concepção das obras, o escultor, ambos italianos, do vice prefeito Jose Roberto Fumach, do secretário de cultura e turismo Washington Bortolossi, demais Secretários Municipais e autoridades.


Prefeito de Oratino, Luca Fatica e prefeito de Itatiba, Douglas Augusto

O “gemellaggio” entre as duas cidades, se deu pelo grande número de cidadãos oratinos que imigraram para Itatiba e também pelo fato dos municípios terem a pedra como ponto em comum. Enquanto Itatiba em Tupi-guarani significa “muita pedra”, Oratino, localizada na província de Campobasso, região de Molise, tem a tradição secular de utilizar o mineral como matéria no desenvolvimento da arte.


Os prefeitos das três Cidades Irmãs descerram a placa do Monumento

O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira fez questão de ler a Lei Número 5.103, de 6 de abril de 2018, que declara irmãs as cidades de Itatiba e Oratino, e a Lei Número 5.104, da mesma data, que altera o nome da praça para “Cidades Irmãs Itatiba-Toro-Oratino”.

“O Brasil é um dos países com maior imigração italiana, essa tradição está arraigada em Itatiba há muito tempo por isso hoje é um dia de grande júbilo”, comentou o Prefeito Douglas Augusto. “Quando passarmos pelo parque e olharmos esse monumento, vamos lembrar desse dia, lembraremos dos nossos avós, bisavós, as músicas italianas de infância, esse monumento é a materialização dessa fraternidade”, concluiu.

“O monumento inaugurado representará um livro aberto sobre o nosso passado. Um livro escrito com as lágrimas dos nossos bisavós quando deixaram a própria terra para procurar trabalho na esperança de um mundo distante”, explicou o Prefeito de Oratino, Roberto Quercio. “Eu queria agradecer especialmente aos descendentes de Oratino que estão presentes aqui hoje, uma comunidade que soube e sabe ser hospitaleira”, agradeceu.

Além das homenagens, discursos e troca de presentes, o evento contou com apresentações especiais da centenária Banda Santa Cecília e do Coral Filarmônico do Itatiba Esporte Clube.

Placa Praça Cidades Irmãs Itatiba-Toro-Oratino

 

Monumento

A ideia nasceu em uma das visitas do artista plástico Dante Gentile Lorusso à Itatiba, quando descobriu que, assim como Oratino, a cidade tem uma forte ligação com a pedra.

Composto por quatro cabeças talhadas em pedras de Oratino e colocadas estrategicamente nos quatro pontos cardeais, simbolizando as diferentes idades do homem: adolescente, jovem, maduro e idoso, o monumento ‘Guardiões de Itatiba’ remonta há séculos antes de Cristo, quando muitas cidades italianas já possuíam arte semelhante em suas praças como forma de proteção contra os maus agouros.

O engenheiro itatibense André Bartholomeu, foi o responsável pela ‘ponte’ entre as duas cidades e o idealizador do projeto. Emocionado, não conseguiu ler o próprio discurso que definia a importância da arte para a histórica. “Erguer um monumento é como erguer uma memória, um monumento é atemporal, resiste e resistirá ao tempo, pois é a sua ideia que permanece”, escreveu no discurso lido pelo amigo Luiz Roberto Evangelista.

Monumento ‘Guardiões de Itatiba’

“Estou muito contente com a realização deste projeto, inciiado em 2017 quando foi procurado pelo engenheiro Andre Bartholomeu, que tornou-se um grande amigo e um parceiro incansavel nos trabalhos para chegarmos até aqui. Agradeço o Prefeito por ter me permitido conduzir estes trabalhos.  É um momento que marca a história da nossa cidade, a história da imigração italiana para a nossa cidade e também essa irmandade entre Itatiba e Oratino, Brasil e Itália”, Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.

“Nunca vou me cansar de agradecer ao Brasil e a Itatiba em particular por ter recebido os nossos antepassados e ter permitido que trabalhassem em suas terras”, Luca Fatica, Prefeito de Toro, Cidade Irmã de Itatiba desde 2009. “Itatiba honra Toro com o sentimento de irmandade que sempre demonstrou”.


Cidades Irmãs

Cidade irmã é um acordo selado entre municípios que tem como objetivo a implementação de relações que permitam o intercâmbio de experiências e conhecimento econômico, social e cultural, por meio de laços de cooperação.

Desde 2009 Itatiba já possui o “gemellaggio” com Toro, na Itália, também por influência do itatibense André Bartholomeu. Agora, Oratino se junta ao grupo de cinco Cidades Irmãs de Itatiba: além de Toro e Oratino, ainda existe a cidade de Tosa no Japão e dois municípios brasileiros: Monte Sião e São Sebastião.