Está oficialmente aberta a 15ª edição da Festa do Caqui e Cia, no Parque da Juventude. A cerimônia oficial ocorreu na noite de sexta-feira, 06, reunindo mais de 2,5 mil pessoas.

O evento contou com a presença do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, do Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, da Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothea Monteiro, demais secretários municipais e ainda o Deputado Estadual Davi Zaia, a Deputada Federal Pollyana Gama e a vereadora Roselvira Passini. Flavio Azzi representou as entidades assistenciais e falando em nome dos produtores rurais, Carlos Alberto Capelletto.

A abertura da festa contou também com quatro convidados especiais: os prefeitos de Toro e Oratino, Luca Fatica e Roberto Quercio, e os artistas Renato Chiocchio e Dante Lorusso. A comitiva das cidades irmãs de Itatiba conheceram a principal festa do calendário oficial do município.

“Estamos muito contentes com a realização de mais essa festa, pois sabemos da importância dela para todos que participam, sejam os artistas locais que tem a chance de se apresentar, para os produtores, que expõe e vendem seus produtos e para as entidades, que conseguem aqui bons recursos para continuar o trabalho do ano todo”, explicou Washington Bortolossi, Secretário de Cultura e Turismo. “A festa, que já é uma tradição em Itatiba, preserva a cultura em nossa cidade”, completou.

A tradicional Corporação Musical Santa Cecília iniciou os shows da noite com seu repertório eclético. No palco principal, a banda de pop rock Dina Ginga cantou sucessos nacionais e internacionais.

 

PRODUTORES RURAIS DÃO BOAS-VINDAS
O galpão dos produtores rurais recepciona os visitantes, que podem apreciar (e comprar) a fruta que é a estrela principal da festa. Além do caqui, outras frutas, hortaliças e produtos naturais estavam à venda.

Já os stands da Associação dos Artesãos e do Clube de Mães proporcionam diversas opções de lembrança.

Também teve início a distribuição de mudas produzidas no Viveiro Municipal, que segue durante o final de semana. “A festa fortalece a comercialização dos produtos, fortalece cada vez mais o pertencimento da nossa terra, os produtores mostram com satisfação a beleza dos frutos que colheram. Agradeço a todos os funcionários, de todas as secretarias, que se dedicaram para essa festa acontecer. O sucesso dela é o sucesso de todos” comentou Dorothea Monteiro, Secretário de Meio Ambiente a Agricultura.

 AULAS DE CULINÁRIA

O primeiro final de semana da 15ª Festa do Caqui & Cia reuniu quase 100 participantes para os cursos de culinária sob o comando do renomado chef e culinarista Eduardo Beltrame.

Foram 06 oficinas reunindo 91 inscritos aprendendo o passo a passo de receitas que levam em sua composição a fruta anfitriã do festival. “É muito bacana as pessoas participarem tanto da festa quanto dos cursos, porque muita gente hoje em dia está fazendo o famoso “Faça e Venda”, que são receitas em que as pessoas podem ganhar uma renda extra, ou até mesmo fazer uma receita gostosa para a família. No final todo mundo ganha um receituário, além de degustar os pratos preparados durante as aulas”, explicou o Chef Eduardo Beltrame, itatibense que já viajou pelo mundo com cursos de culinária. “Na próxima semana estou ai, firme e forte, com novas receitas, elaboradas para que se use o caqui”, convidou.

E as aulas continuam no último final de semana da festa, novas receitas serão apresentadas. No sábado, 14, os interessados podem aprender a fazer torta gelada de limão com caqui, brownie de chocolate e bolo inglês com chocolate; no domingo, 15, é a chance de aprender as receitas de alfajor recheado, bolo decorado com merengue e bolo trufado com caqui.

“O Chefe Beltrame dispensa apresentações pela qualidade de suas receitas e de como ensina as pessoas. Tivemos a oportunidade de experimentar o resultado de cada aula e os pratos estão mais do que aprovados”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo. “Estão todos convidados a participar das aulas no próximo final de semana, pois será um aprendizado muito grande para quem gosta de pratos diferenciados”, comentou.