Na manhã desta terça-feira, 21 de fevereiro, o grupo teatral Wídia encenou seu espetáculo “Meu quintal é maior que o mundo” em Itatiba, com sessão gratuita a população. A peça foi apresentada na Praça da Bandeira e atraiu muitos expectadores. Em comemoração ao centenário de Manoel de Barros, o grupo teatral expõe uma adaptação da obra do poeta pantaneiro, “Memórias Inventadas” a qual aborda questões a respeito da infância e adolescência, como as brincadeiras, a relação com a natureza e a poesia.

A importância da obra se da a como a criança compreende o mundo através de brincadeiras, da arte e poesia, sendo capaz de reinventar tempos e elementos paralelos aos da vida cotidiana.

A peça prendeu a atenção de crianças e adultos que passavam pelo local, além de pessoas que deixavam seus afazeres para se encantar com a nostalgia de brincadeiras e sentimentos que a peça despertou.

Foram resgatadas brincadeiras que nos tempos atuais e com o aumento da tecnologia, muitas crianças e adolescentes não conheciam ou não se possuem mais o costume de participar, como pernas de pau com latas, bilboquê com latas, pular corda, chocalhos, ciranda, cavalo de pau, pula cela, além de apresentações musicais que encantaram e animaram a população presente.

Criado em 2003, o Teatro Wídia é um grupo cênico do Litoral Paulista que procura abordar temas como a consciência ambiental, cidadania e memória voltados para a infância e juventude.

O evento contou com a participação da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade – Mayara Aparecida Oliveira Lopes, do Secretário de Cultura e Turismo – Washington Bortolossi e de Servidores da Secretaria de Cultura e Turismo.