No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data foi instituída no Brasil pela Lei 13.652/2018. 

A comemoração tem como objetivo promover o conhecimento e conscientização sobre o autismo e o espectro autista, informar a população sobre as necessidades e direitos das pessoas autistas, reduzir o preconceito e a discriminação contra as pessoas com autismo, fomentar a inclusão e a aceitação das pessoas com autismo na sociedade, combater o estigma e facilitar o diagnóstico e a intervenção precoce. 
“Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.”
Fonte: https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/ 

A data também está no calendário de Itatiba e foi criada por meio do projeto de autoria do vereador Washington para que possamos incentivar o entendimento e o apoio às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias.

Projeto de Lei n° 33/2014
Lei Municipal 4648, de 21 de maio de 2014

Acompanhe o vídeo: