A Prefeitura de Itatiba realizou neste sábado, 27, a terceira edição da Caminhada TEA, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.
A iniciativa é da Secretaria de Educação, através do Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo (Caepi), com diversos especialistas para orientação dos alunos com TEA. A caminhada veio para encerrar o Abril Azul – mês de de conscientização sobre o autismo.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. Instrumentos de vigilância do desenvolvimento infantil são sensíveis para detecção de alterações sugestivas de TEA, devendo ser devidamente aplicados durante as consultas de puericultura na Atenção Primária à Saúde. O relato/queixa da família acerca de alterações no desenvolvimento ou comportamento da criança tem correlação positiva com confirmação diagnóstica posterior, por isso, valorizar o relato/queixa da família é fundamental durante o atendimento da criança.
Fonte: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro-Autista-TEA
Acompanhe alguns momentos da caminhada: