A Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, começou a realizar a análise da demanda turística, através de pesquisas realizadas em instituições voltadas para o turismo da cidade. A ação visa cumprir a Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece as condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.
A iniciativa corrobora com a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba (PDDT) que tem como objetivo direcionar ações para aprimorar e diversificar a oferta turística, aumentando a visibilidade da cidade para atrair novos turistas.
“Esta ação é um dos fundamentais instrumentos de desenvolvimento turístico para a cidade uma vez que, conhecido o perfil dos turistas que o município recebe ou tende a receber, os gestores deste destino poderão adequá-lo de maneira que os visitantes usufruam completamente do produto turístico”, explicou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.
O turismo é uma atividade que está em ampla ascensão e necessita cada vez mais de estudos específicos que atendam a evolução da própria atividade, o que inclui muitas vezes as expectativas dos seus turistas frente aos produtos e serviços turísticos. Itatiba, que foi certificada com o título de Município de Interesse Turístico em 2018, vem trabalhando intensamente desde então para fortalecer e contribuir com o desenvolvimento deste importante eixo.
O estudo da demanda turística de Itatiba facilitará o trabalho de estratégia de direcionamento dos visitantes já que uma das características da atividade turística é a especificidade de seus produtos turísticos. Portanto, o estudo aprofundado da demanda resultante do público que consumirá tais produtos poderá ser utilizado como um mecanismo de planejamento das ações da administração pública voltadas ao turismo.
A Easystat, empresa contratada para a execução da pesquisa nos empreendimentos de Itatiba, já iniciou as atividades. “Por isso, solicitamos a colaboração e a compreensão dos empreendimentos do segmento para acesso ao estabelecimento”, completou o Secretário Washington.