O Festival Gastronômico “Caipirando, um festejo das raízes culturais”, promovido pelos alunos do programa de capacitação do turismo rural, oferecido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural de Itatiba, foi realizado no último dia 28 de novembro, na Fazendinha Cheiro do Mato, no bairro Tapera Grande. O cardápio, especial e cuidadosamente preparado, foi baseado na cultura caipira itatibense.
Ao todo, foram nove meses de curso e treinamento e a organização deste evento era uma das etapas programadas. Este programa de turismo rural abordou ainda módulos de introdução ao turismo, história e cultura locais, compreensão da identidade cultural e turística de Itatiba, elaboração de planos de negócios, atividades com foco em agroturismo e ecoturismo, planejamento de hospedagem e alimentação, atendimento ao cliente, entre outros.
Tal iniciativa corroborou com a concepção da ideia para consolidação de uma rota turística no município, hoje, oficialmente constituída “Rota Turística Princesa da Colina” através da mobilização dos empresários e com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A iniciativa está incluída nas ações previstas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba, desenvolvido através de estudos da Secretaria Municipal e do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, que tem como um de seus principais objetivos o fortalecimento do turismo rural.
“Para nós é motivo de muita alegria o engajamento e o fortalecimento do turismo rural, através da união do poder público e da iniciativa privada. Esta era uma grande meta da secretaria pois entendemos que este segmento eleva, promove e contribui de modo bastante significativo para o desenvolvimento do município”, pontuou o secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.
Para o ano de 2020 novos cursos pontuais estão previstos e são complementares a esse programa. O turismo rural é extremamente importante e tem em sua atividade grande potencial de crescimento contribuindo sobremaneira para alavancar o turismo de Itatiba.
“Encerramos este programa com a Rota Turística Princesa da Colina consolidada e os empresários envolvidos aptos a desenvolver atividades de receptivo com segurança e qualidade”, destacou Eduardo Bettin, instrutor do Programa de Turismo Rural.