A Festa, que faz um resgate da cultura italiana no município, valorizou também os mais diversos estilos musicais, com artistas locais e também de renome nacional. Nos três dias de festa, passaram 26.700 pessoas pelo Parque da Juventude.
A abertura contou com as presenças do Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e a Primeira-Dama, Mayara Ap. Lopes de Oliveira, do Secretário de Cultura e Turismo Washington Bortolossi, do Presidente da AEASFI (Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba) Sr. Flávio Azzi, representando os produtores rurais, o Sr. Carlos Alberto Capeletto, do Presidente da Câmara Municipal Ailton Fumachi, vereadores e do Padre Edson Magalhães, que deu a bênção inspirada na vida de San Gennaro.
A atração musical da sexta à noite (20) ficou por conta do Grupo Piracema, que levantou o público presente com muito samba raiz. No sábado os portões abriram logo às 10h, e durante toda a tarde artistas locais passaram pelo palco com os mais variados estilos musicais: MPB com Alan Duarte, Clássicos Internacionais com a dupla Raffa & Gabba, Sertanejo com Bruno e Henrique, Instrumental com Flautins Matuá e Italiana na voz de André Prearo. O destaque da noite ficou para a Banda Melim, dos irmãos gêmeos Diogo e Rodrigo, e da irmã caçula Gabriela. O Parque da Juventude ficou repleto. Crianças, jovens e adultos. A banda trouxe fãs de todas as idades. E um coro só cantou junto da banda o sucesso “Meu abrigo”. No camarim, o grupo conversou com a equipe de imprensa da Prefeitura de Itatiba sobre o início da carreira.
“Lembro quando a gente tinha carreira independente, fazíamos shows em muitos lugares, como barzinhos por exemplo, então não é de uma hora pra outra. Muitos artistas começaram a gravar músicas nossas, porque começamos a compor. E aí aconteceu o Melim. Temos a sensação de que todos abraçaram a gente”, comentou Gabriela.
No cardápio, preparado pelas entidades que fazem parte da AEASFI, não faltou criatividade. E das tradicionais receitas italianas, com direito à porpeta, spaguetti, polenta, parmegiana, risoto, tiramissú, cannoli e sorvete italiano também teve espaço para receitas oriundas de outras culturas. E assim foram mais de cem opções no menu.
A Festa ainda trouxe artesanato, o trabalho do Clube de Mães, livros da AEPTI e os tradicionais produtos dos produtores rurais itatibenses: vasos de orquídeas, frutas, vinhos, sucos, cachaças, licores, geleias, molhos, doces, mel, pães, bolos, biscoitos, roscas, crustulis.
No domingo (22), nem o vento forte e o tempo nublado afastaram o público que desde cedo esteve no Parque da Juventude. Ao meio-dia em ponto a tradicional e centenária Corporação Musical Santa Cecília abriu a programação musical do dia com seu repertório variado. Logo depois, o grupo itatibense “Os Seresteiros” mostrou que música boa não tem idade apresentando grandes clássicos do samba canção e boleros famosos.
A atração seguinte colocou todo mundo pra sambar na frente do palco; o grupo Pegada Nossa esquentou a tarde e não deixou ninguém parado. Mantendo a animação, Ittalo Viana e sua banda, com destaque para o sanfoneiro mirim Mikael, emendaram um grande show com muito sertanejo e música pop. Enquanto isso, o mágico Thiago Barros circulava pelo Parque apresentando seus números de magia e, no gramado, um inusitado e divertido ‘pau de sebo’ instigava os frequentadores: havia em jogo R$ 1.700,00 para quem conseguisse superar o desafio.
Ao cair da tarde os fãs do rock nacional puderam curtir a carismática Banda 1986 que tocou grandes clássicos dos anos 80 e 90 como Engenheiros do Hawaii, Raimundos, RPM, Capital Inicial, Bikini Cavadão, Legião Urbana e Cazuza.
E o rock não parou por aí. Na sequência, um rico repertório internacional com The Rock Hour. Para fechar a 19ª Festa de San Gennaro, Almir Sater cantou seus maiores sucessos. Antes do show, elogiou a iniciativa da Prefeitura em valorizar os artistas locais.
“Acho legal o município investir em música, abrir espaço para as bandas locais. É daí que surgem músicos, compositores… Hoje vi um menininho tocando sanfona, devia ter uns 10, 12 anos, feliz da vida, com banda, com público. Essa proximidade com palco, com microfone, ajuda muito a trazer uma nova geração de artistas”, destacou o músico (Almir Sater).
“Apesar do vento forte no domingo e o frio repentino, conseguimos concluir os trabalhos conforme o planejado, e a população permaneceu até o final para prestigiar o show do consagrado artista Almir Sater na noite do domingo, a exemplo do enorme público do sábado à noite com o show do grupo Melim (que foi o ponto mais alto da festa) e também do excelente público na apresentação do grupo Piracema. Cada valor investido na Festa retorna para a cidade em forma de serviços nos mais variados setores através do trabalho de nossas entidades sociais e assistenciais, em grande parte com recursos recebidos durante o evento”, concluiu o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.
“Estamos muito contentes com o resultado dessa Festa de San Gennaro, tanto pelo grande público quanto pelas vendas das entidades assistenciais. Parabéns aos voluntários e a todos os servidores pelo empenho e dedicação na realização de mais uma festividade, que novamente mesclou os artistas locais com grandes nomes da música brasileira, sempre com muito cuidado e respeito às finanças públicas. Essa é nossa marca: uma festa para todos os públicos em prol das entidades, artistas locais e produtores rurais”, comentou o Prefeito Douglas Augusto.