A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba preparou uma intensa e diversificada programação cultural para o mês de setembro. São atrações gratuitas e para todas as idades. Confira!

VIAGEM LITERÁRIA

Itatiba recebe pela segunda vez em 2019 mais um evento do programa Viagem Literária, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizado pela Organização Social ‘SP Leituras’ por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

Desta vez, acontece um bate-papo com a escritora Renata Ventura. Jornalista, ela trabalhou com documentários antes de se dedicar à literatura. Lançou “A Arma Escarlate”, em 2011, esgotando nas principais bienais do país e ganhando o Prêmio Codex de Ouro da Literatura. Sua continuação, “A Comissão Chapeleira” foi eleita o Melhor Livro Nacional de 2014, pelo Prêmio Juventude Literária. Por abordar temas importantes da realidade brasileira e da natureza humana em um ambiente fantástico, seus livros têm chamado a atenção de jovens e adultos, sendo procurados por seu alto grau de entretenimento e conteúdo filosófico, histórico, sociológico e político.

Este bate-papo será em 17 de setembro, terça-feira, às 9h, na Biblioteca Chico Leme. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas na própria Biblioteca ou pelo telefone (11) 4594-5488.

OFICINAS CULTURAIS

Em Setembro voltam as Oficinas Culturais do Estado com dois cursos incríveis: o primeiro é a Oficina de Criação de Histórias em Quadrinhos, com a artista Magô Pool, que acontece nos dias 14 e 15/09, também na Biblioteca Chico Leme.

Destinado para maiores de 16 anos para quem curte desenhar e contar histórias utilizando a técnica dos quadrinhos. Magô é formada em Comunicação Social, é cartunista e designer. Ela trabalhou em diversas empresas de comunicação e ministra palestras em diversas cidades do Brasil. As inscrições vão até o dia 13/09 no próprio local.

E quem gosta de fotografia não pode perder a Oficina de Fotografia com Máquina Artesanal, ministrada por Ana Angélica Costa, que acontece nos dias 05 e 06/10, com inscrições abertas a partir de 02/09. Os interessados, também maiores de 16 anos, poderão construir uma máquina fotográfica e aprender diversas técnicas desta arte. Tanto as inscrições quanto a oficina também acontecem na Biblioteca.

PONTOS MIS

Todas às quartas-feiras, às 14h, a Biblioteca Chico Leme se transforma em uma sala de cinema dentro do projeto Pontos Mis, uma parceria do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Itatiba.

No dia 4, será exibido o longa ‘Benzinho’, com Otávio Muller e Adriana Esteves. O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã, lidar com as instabilidades do marido e se desdobrar para dar atenção aos seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.

O aclamado longa ‘Que Horas Ela Volta’, estrelado por Regina Casé, será exibido no dia 11. A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa. A direção é da premiada diretora Ana Muylaert.

E nos dias 18 e 25 é a vez de ‘Animal Político’. Neste drama, uma vaca tenta se convencer de que é feliz. Numa noite, véspera de natal, a vaca confronta-se com uma sensação forte de vazio, algo estranho que ela nunca havia sentido. A crise a faz começar uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu.

EXPOSIÇÕES

O Museu Padre Lima também é uma ótima opção de lazer. Localizado no coração da cidade, recebe, em setembro, três exposições:

Com abertura nesta sexta-feira, 30/08, o local recebe a mostra especial de aniversário de 50 anos na Escola Municipal de Ensino Básico Maria Mercedes. Diversos materiais e fotos relembram a história de uma das escolas pioneiras de Itatiba. Esta exposição fica em cartaz até 30 de setembro.

Em parceria com a Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém, até 08/09, os visitantes do museu podem ver imagens sacras e seus respectivos históricos.

Já os fãs de carros antigos podem, de 31/08 a 22/09, conferir a exposição da Associação dos Amigos do Carro Antigo de Itatiba, com muito material sobre estas ‘máquinas’ que encantaram gerações com fotos, artigos e muito mais.

SERVIÇO

Biblioteca Chico Leme
Rua Campos Salles, 380 – Centro
(11) 4594-5488

Museu Padre Lima
Praça da Bandeira, 122 – Centro
(11) 4524-1264