Na tarde do dia 07 de agosto o SENAC Jundiaí apresentou o Programa Turismo na Escola aos dez municípios integrantes do Circuito das Frutas. O piloto deste programa foi aplicado nas cidades de Itatiba, Campos do Jordão e Jaú em parceria com as Secretarias de Educação e de Turismo destas cidades, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em cada município e promovendo o reconhecimento e a valorização das riquezas histórico-culturais que existem nas cidades do Estado de São Paulo.

Este programa foi desenvolvimento especialmente para a equipe docente, coordenadores e professores, com a utilização de diversas metodologias ativas e dinâmicas coletivas, alinhando o turismo local às habilidades e competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Representando Itatiba estiveram presentes as professoras da Educação Básica Lucilene Cecon Gava e Bianca Falsarella, a assistente técnico-pedagógica de Geografia Marilda Rezende, Suelen Aparecida de Carvalho, Secretária-Adjunta de Educação, e o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.

O evento contou com abertura do diretor do SENAC Jundiaí, Mauro de Nardi Costa, juntamente do Prefeito de Jundiaí e Presidente do Pólo Turístico do Circuito das Frutas, Fernando Machado, que destacou a importância da iniciativa: “A proposta de unir as enormes potencialidades de turismo na nossa região do Circuito das Frutas ao conteúdo transmitido na sala de aula tem muito potencial”, comentou.

Com a realização do Programa, os professores de História e Geografia puderam desenvolver atividades e dinâmicas, compreendendo melhor a atividade turística da cidade e sua importância. Ao final, os professores se reuniram em grupos e apresentaram projetos, baseados na BNCC, com o objetivo de abranger o estudo do turismo em sala de aula e demonstrar ao aluno a importância e o potencial de Itatiba para a atividade.

Para Marilda Rezende, as estratégias foram extremamente pertinentes e os professores se engajaram com muito entusiasmo no projeto: “Foi muito significativo e um outro olhar para a temática do turismo pode ser compartilhada e vivenciada”, destaca.

Os professores itatibenses desenvolveram os seguintes projetos: ” Itatiba – Conhecer para valorizar”, com o objetivo de relacionar os aspectos presentes na cultura local com as suas potencialidades turísticas; ” A História Cantada” com o objetivo de conhecer a arquitetura história da cidade e a história de músicos locais e, assim, a do município; “Conheça sua cidade – Memória, História e Paisagem” com o objetivo de explorar os aspectos históricos e geográficos, analisando as características culturais, sociais e econômicas e o espaço geográfico; ” Imigração – Remanescentes no presente” com o objetivo de compreender as razões da vida dos imigrantes, suas origens e a região onde se estabeleceram contribuindo para o crescimento rural; e “Quilombo Brotas – Uma viagem no tempo” com o objetivo de conhecer as diferentes interpretações históricas e as dinâmicas das sociedades Quilombolas.

“Os professores de Itatiba são engajados, comprometidos e utilizaram a temática Turismo de forma criativa, resgatando a admiração pela cidade onde moram”, destacou a docente em Turismo do SENAC, Valéria de Andrade Thomaz.

“São muitos os desafios adiante, sobretudo após o recebimento do título de MIT – Município de Interesse Turístico, e há muito a fazer. A parceria que temos com a Secretaria de Educação vem surtindo efeito em muitas atividades que estamos desenvolvendo através da Cultura e agora também com o Turismo e, aliados ao programa do SENAC, termos sido escolhidos para aplicação desse piloto do Programa Turismo na Escola, é motivo de grande satisfação e alegria. Temos procurado aplicar diversas iniciativas a fim de aprimorar e desenvolver o eixo do turismo em nossa cidade e ter junto a nós a equipe da Educação nos fortalece ainda mais”, ressaltou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.