Uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo em conjunto com a Secretaria de Educação tem buscado mostrar às crianças da rede municipal de ensino, um pouco mais sobre a principal fruta cultivada em Itatiba: o caqui.

Crianças das escolas municipais aprendem mais sobre a principal fruta cultivada em Itatiba: o caqui.

Em contato com as crianças, além de serem passadas informações sobre a fruta, elas participam de uma aula prática e realizam o plantio de uma muda de caqui para que acompanhem o tema que atualmente movimenta as produções rurais e boa parte da economia da cidade.

“A ideia é fazer com que as crianças tenham contato com a fruta e também o seu cultivo. A ação abre espaço para que professores possam tratar do assunto com os alunos”, explica o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.

“Possuo um projeto particular junto ao Sr. João Sanches, um amigo de longa data e também com os voluntários da Jappa. Ao longo do ano distribuímos mudas de arvores nativas e frutíferas, para eventos, plantios globais, e para pedidos de cidadãos que desejam contribuir com o meio ambiente. Então quisemos trazer um pouquinho desse projeto (com custo zero) também para a municipalidade através das escolas onde esta a nossa perspectiva de futuro” completou o secretário.

A tradicional festa do Caqui conquista cada vez mais público a cada ano e tem trazido muitos turistas para a cidade. Na 16ª edição, realizada nos dois primeiros fins de semana de abril, mais de 50 mil pessoas passaram pelo recinto da festa, o Parque da Juventude. Diante disso, a curiosidade pelos diversos tipos de Caqui também é frequente, e as aulas são oportunidades para conhecer as qualidades da fruta.

Neste mês, o plantio foi realizado nas CEMEI Benedicto Delforno, CEMEI Profª Andrelina Andreatta, CEMEI Profª Teresa Maria dos Santos Braida e CEMEI Prof. Hélio Gouvea Joly.

“A Secretaria da Educação agradece a parceria junto da Secretaria de Cultura e Turismo pelo início do plantio de caqui nas escolas públicas municipais. Considerando a importância e relevância do caqui na cidade de Itatiba, nosso objetivo é que todas as escolas tenham um pé de caqui e que as crianças possam colher os frutos no futuro. Nas próximas semanas, vamos ainda distribuir o caqui inclusive na merenda escolar, como parte do projeto da agricultura familiar”, completou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.