A abertura oficial aconteceu em uma cerimônia na sexta-feira (5) à noite, logo na entrada do pavilhão dos expositores de frutas. Estiveram presentes o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, a Primera-Dama Mayara Ap. Lopes de Oliveira, o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro, o Presidente da Aeasfi, Flávio Augusto Azzi, representando os agricultores, Éder Bergamin, além da visita do Prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Junior.

   

À noite, o palco principal deu espaço para a dupla Camila e Haniel, que animou os presentes. No sábado, a programação começou com o plantio de várias espécies de caqui, logo na entrada do Parque. E o pavilhão dos expositores também movimentou os consumidores, com a compra de frutas (caqui, atemoia, goiaba, uva, pitaia) e outros produtos, como sucos, vinhos, mel, molhos, geléias, pães, entre outros.

“O público foi maior quando comparado ao ano anterior, a venda do caqui também foi maior do que quando comparada à primeira semana da festa passada, mas destaco a venda de produtos produzidos em nossa cidade (vinhos, compotas, doces, geleias entre outros) onde as vendas deste final de semana estão próximas a superar a venda total da festa anterior”, destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.

Durante todo o dia, muita gente participou das aulas gratuitas de culinária, com preparação de receitas baseadas no caqui (ragu, chutney, molhos, salada), sob a orientação dos chefs Fabiano Vieira e Simone Borsolari . Quem participou pôde se inscrever durante o evento e escolher os horários pré-determinados.

Ainda no sábado, os visitantes puderam fazer passeio com o trenzinho, conferir as mudas de plantas disponíveis para doação, além de acompanharem palestras realizadas por membros da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e os artistas durante toda a tarde e noite: Mirela Leardini, Samba Chic 2, 4Cast, Anunakis, Diego & Daniel, Leo Oliveira e Brasil in Conserto.

No domingo a festa recebeu um grande público desde a abertura dos portões, às 10h. O movimento nas barracas das entidades assistenciais foi intenso durante o dia todo superando as expectativas. Um divertido leilão de caqui comercializou os frutos premiados e diversas atrações musicais e culturais animaram os participantes. A Dual Cena Contemporânea promoveu oficinas de máscaras e danças, além de apresentar o espetáculo Chulos, inspirado na Folia de Reis. Banda Santa Cecília, Orquestra de Violeiros de Itatiba, Serelepe Forró Pé de Serra e Madeira de Lei, completaram as apresentações.

“Estamos muito felizes com o resultado desde primeiro final de semana de festa. A praça de alimentação ficou lotada o tempo todo, sendo visível o trabalho intenso das entidades no atendimento. Na parte cultural, uma diversidade de estilos e atrações mostraram que nossos artistas continuam atraindo cada vez mais público. O Turismo mostrou que estamos fazendo os investimentos da maneira certa, com muitos visitantes de cidades vizinhas que vieram prestigiar a festa”, completou Washington.