Uma noite em que o antigo e o novo se uniram para o resgate de origens e tradições de um dos principais cartões-postais de Itatiba, a Praça da Bandeira. O acender das luzes, ao descerramento da placa de inauguração da reforma, atraiu os olhares dos itatibenses pelos novos jardins, agora repletos de vida e cores.

A reforma que começou em 20 de agosto, foi inaugurada na noite de terça (18), sob a bênção do Pároco da Basílica Menor de Senhora do Belém, Pe. Maycon Cristian Pedro, com as presenças do Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, de autoridades municipais, entre secretários e vereadores, representantes de ONG’s, também da Universidade São Francisco, Condephacti e Condema.

Toda a revitalização foi possível devido à contrapartida da empresa Wincorporate. Sendo assim utilizados poucos recursos públicos. “Nós utilizamos uma contrapartida que é 5% de um empreendimento que ele é obrigado a pagar para a prefeitura e pagou em obras, o que está fixado dentro de nosso plano diretor. Então agora às vésperas do Natal, a população itatibense ganha um presente, o coração da cidade, o cartão-postal de Itatiba sendo revitalizado”, comentou o Prefeito Douglas Augusto.

O investimento de cerca de R$1,2 milhão envolveu serviços de: paisagismo e manejo de árvores, iluminação em LED com 130 postes e instalações elétricas, nova hidráulica, obras compreendendo tapume, espelho d’água, o Ribeirão, piso novo com pedrinhas portuguesas, mantendo as características originais, painel tátil e som ambiente. A praça conta ainda com wi-fi, bebedouros, 70 bancos, focos de luz, e tem agora uma base avançada da Guarda Municipal para monitoramento 24 horas. O projeto foi do arquiteto, membro do Condephacti, Cid Camargo.

A Praça passou a contar com o espelho d’água representando o Ribeirão Jacaré, contando a história de Itatiba expressa em símbolos explicativos que foram colocados ao longo do percurso do rio: Moinho do Denoni, o Parque da Juventude, o Bacião, a Foz e Nascente.

“A revitalização da nossa querida praça da bandeira traz consigo o resgate do orgulho de nossa cidade. Nossa praça por anos ficou abandonada, descuidada, escura. Um local que sempre fez parte de nossa história merecia um cuidado e um olhar especial. Parabenizo o prefeito Douglas juntos aos demais orgãos envolvidos por esse olhar carinhoso com esse que certamente é um dos mais belos cartões postais de nossa cidade, ponto turístico visitado por todos que por aqui passam”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi

Homenagens

Além dos símbolos físicos e naturais que marcam a história da cidade, a noite reservou espaço para homenagens a pessoas que fizeram e ainda fazem parte da história da Praça da Bandeira, e ao acendimento das luzes da tradicional Árvore do Rotary Club de Itatiba, representado na cerimônia pelo presidente Carlos Fontana.

 

Uma das homenagens foi reservada ao Sr. Roque e à Dona Ieda. Há 33 anos eles se dedicam à Praça com a venda de churros. Outra homenagem foi à memória do Sr. Pelegrino, o “namorado das flores”. Nascido em novembro de 1901, foi o jardineiro que toda a cidade conheceu e admirou pelo trabalho que realizava com tamanha eficiência no cuidado com os jardins da praça. A ele, foi dedicada uma placa, fixada no jardim de rosas ao lado do Coreto. Também foi homenageado o filho do conhecido “Zé Polenta” (José Luiz Deiróz). “Zé Polenta” se dedicou à venda de pipocas durante toda a vida no local, deixando guardada na memória dos itatibenses o cheirinho da pipoca recém estourada e por sua figura singular. O filho do homenageado recebeu uma réplica da placa que foi colocada no ponto de vendas das pipocas. Também lembrando um dos ícones da Praça, a Banda Santa Cecília participou executando o Hino Nacional e o Hino de Itatiba.

A noite de ontem contou também com apresentações da Banda Apocalipse 2002 e Grupo Piracema, alegrando a todos os presentes neste momento de celebração.