O que o tango e os jogos de tabuleiro tem em comum? Embora muito diferentes, as duas atividades acontecem no fim de julho e começo de agosto em Itatiba, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
“Mais dois eventos que movimentarão o final de semana em Itatiba, seguindo a diversidade nas atividades culturais que temos proposto para nossa população ! Ocupar os espaços públicos oferecendo arte e de atividades de entretenimento é algo fundamental para desenvolver a cultura em nossa cidade”, comentou Washington Bortolossi, Secretário de Cultura e Turismo.
Há quase um ano, o Clube do Tabuleiro vem desenvolvendo o projeto do “Tabuleiros no Museu”. No próximo dia 28 de julho, o Clube realiza a 10ª edição desse encontro de entusiastas dos jogos de estratégia. Os temas são os mais variados e abrangem aventuras medievais, bandas de rock, batalhas épicas.
Quem nunca jogou, não precisa se preocupar, pois o Clube conta com monitores preparados para ensinar os primeiros passos e os melhores truques. Antes, no dia 22 de julho, o Clube realizou o 14º Encontro de Jogos de Itatiba, das 13h às 19h, na Praça de Alimentação do Itatiba Shopping Center.
“Em 2016 começamos a realizar o Encontro de Jogos Itatiba, com o objetivo de apresentar os Jogos de Tabuleiro Modernos como uma forma de lazer para todas as idades. O projeto deu tão certo que já a primeira edição reuniu cerca de 60 participantes de Itatiba e região, e acabou se tornando bimestral”, explicou José Hamilton Firmo, Presidente do Clube de Tabuleiro de Itatiba.
“Costumo dizer que mais do que um exercício para a mente, os Jogos de Tabuleiro proporcionam bons momentos de interação com amigos a familiares sem a necessidade da tecnologia. Além disso existem jogos que atendem todo o tipo de público, desde jogos com regras mais simples e duração curta, jogos que comportam grandes grupos e jogos estratégicos. O Tabuleiros no Museu é aberto para todas as idades, porém, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais”, completou.
TANGO TEATRO
Já no dia 04 de agosto, os amantes da tradicional dança argentina poderão participar de uma oficina de Tango, no Teatro Ralino Zambotto.
As inscrições já estão abertas e os interessados poderão fazê-las pelo telefone 11-3183-0000 ramal 1005, ou pessoalmente na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, no Parque Ferraz Costa. As inscrições poderão ser feitas até o dia do evento, até 30 minutos antes do seu início, se houver vagas.
Também no dia 04, às 20h30, o teatro recebe a apresentação da peça Tango Teatro. Trata-se de um espetáculo realizado pelos alunos do grupo de Tango Teatro da Academia de Tango B’Aires de São Paulo, pela segunda vez no município. Através de uma encenação simples, que se passa em um cabaré, vários casais demonstram as várias formas de se dançar o tango.
Os convites estarão disponíveis para o público no Museu, a partir do dia 23 de julho. A classificação é livre e a duração é de 60 minutos.