Música, teatro, dança, oficinas e exposições. O mês de maio traz diversas manifestações culturais nos vários pontos da cidade.

“Constantemente procuramos manter uma programação eclética, com variedades que passam pela música, teatro, dança, entre outras”, explicou Washington Bortolossi, Secretário de Cultura e Turismo de Itatiba. “Outro propósito de nosso trabalho é atender a todas as idades, sempre com atrações de qualidade e conteúdo cultural”, completou.

Neste mês, os alunos das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, do Conservatório Municipal ‘Alba Panzarin Degani’, e do ballet “Moinho das Artes”, se apresentarão nos dias 23, 24 e 25, mostrando todo o seu talento e aprendizado adquirido durante as aulas.

Os convites para a apresentação podem ser retirados no Museu “Padre Francisco de Paula Lima” ou na Biblioteca “Chico Leme”. As apresentações são gratuitas, mas para retirar o convite, pede-se a doação de algum alimento não perecível ou produtos de limpeza/higiene para o Fundo Social de Solidariedade.

Do dia 03 ao dia 11 de maio, estarão abertas as inscrições para mais uma edição da Oficina Itinerante de Artes, com curso livre de desenho para crianças de sete a doze anos. A oficina é gratuita e acontecerá às quartas-feiras, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30.

MUSEU

A partir do dia 11 de maio, o Museu ‘Padre Lima’ começa a receber a exposição “Araújo Campos: 67 Anos Educando”, que contará um pouco da história do segundo grupo escolar do município, com documentos escolares, fotografias, registros, atas e declarações que constam no arquivo escolar, além de antigos uniformes, cartilhas, materiais didáticos, cedidos para a exposição por ex alunos do colégio.

Além da exposição, que ficará aberta ao público até o dia 10 de junho, o museu também exibe as mostras “Caminhos do Passado”, com informações sobre o dia 29 de abril, e a “Abril: Romaria à Pirapora”, com fotos e objetos dos romeiros itatibenses que contam sobre a tradição e a beleza dessa demonstração de fé que faz parte do folclore local.

Também no museu, no dia 26, das 13h às 17h, acontece o 8º Tabuleiros no Museu, em parceria com o Clube do Tabuleiro, que se reúnem para jogar os melhores jogos de estratégia – quem não conhece ou não sabe como jogar, está convidado para vir e aprender. No dia seguinte, o clube se encontrará na praça de alimentação do Itatiba Shopping Center, para p seu 13º Encontro de Jogos.

OFICINAS

Em maio, Itatiba também contará com duas novas oficinas culturais, realizadas em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.

A primeira, coordenada por Beto Sporkens a partir do dia 19 de maio, tem como tema a sétima arte. “Oficine: Criação e Roteiro”, ensina aos jovens os fundamentos da criação audiovisual, de modo que consigam usar ferramentas do dia a dia para produzir conteúdo e vídeos com uma base de conhecimento mais sólida e ampla.

O curso se aprofunda principalmente nas bases de criação dos projetos audiovisuais, reforçando aspectos importantes como criação e desenvolvimento de ideias, desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais profissionais, Storytelling, Story Design e Pré-Produção; sempre com utilização de exemplos reais, filmes conhecidos e exercícios práticos com apoio de apostilas.

As aulas, voltadas para maiores de 16 anos, acontecerão aos sábados, de 19 de maio à 23 de junho, das 9h às 13h. São 20 vagas disponíveis, para maiores de 16 anos e as inscrições acontecem também no Museu.

A segunda será a Oficina de Teatro “Laboratório de Personagens”, coordenada pelo ator e cantor Fabiano Gava. A proposta é o trabalho de personagens, passando por todo processo de pesquisa, experimentações, improvisos e ensaios. A partir de vivências e dinâmicas propostas, o participante terá uma cena dirigida – podendo ser monólogos (solo) ou diálogos (dois ou mais personagens) – conforme o desempenho e características de cada participante, levando em conta seus desejos e buscas nas artes cênicas.

As inscrições acontecem de 02 a 18 de maio no museu e as aulas de 19 de maio à 28 de julho no Centro de Capacitação Solidária. São 20 vagas, voltadas para maiores de 16 anos.

TEATRO

Em maio, o Teatro Ralino Zambotto será palco de dois espetáculos teatrais e um workshop gratuito.

Pra começar, entre os dias 02 e 11 de maio, acontece as inscrições para o Workshop de Formas Animadas, realizado pela Cia Noz de Teatro, que será realizado no dia 12, às 14h. Este workshop tem como objetivo conduzir os participantes, de forma lúdica, ao universo da manipulação de bonecos e objetos. Além da vivência de jogos corporais, de voz, manipulação e dramaturgia. A oficina será focada na criação de cenas por meio de técnicas de improvisação e na relação corporal do intérprete com objetos e bonecos, de modo a transformar e ressignificar os materiais do cotidiano e suas possibilidades cênicas. São 20 vagas para todas as idades e as inscrições podem ser feitas no Museu e Biblioteca.

Já às 18h, acontece o espetáculo POP, que faz referência a obras-chave do movimento artístico conhecido por Pop Art – como Latas de Sopa Campbell (1962), de Andy Warhol -, que surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1950, e se apropria dos seus elementos estéticos. A crítica à cultura de massas, outro traço fundamental do Pop Art, está presente no espetáculo na forma de uma narrativa sobre uma dona de casa bombardeada pelas mensagens publicitárias que surgem na tela da sua televisão – mas de forma leve e acessível a todas as idades, por meio da dança, animação de objetos e manipulação de bonecos. O espetáculo tem classificação livre com duração de 45 minutos.

No dia seguinte, 13, é a vez da peça “Quase Cinquenta Tons de Cinza”, espetáculo faz uma releitura cômica do livro “Cinquenta Tons de Cinza”, que se tornou fenômeno mundial. Se você leu e gostou, vai reconhecer as cenas mais polêmicas e se divertir com a paródia. Se não leu, vai se divertir mesmo assim com os personagens. O texto e a direção é de Vítor Branco, ator conhecido por seus trabalhos no teatro, como “Procura-se Mulher Perfeita.Com” e nas novelas: “Anjo Maldito”, “Barriga de Aluguel”, “A Próxima Vítima”, e também participava do humorístico “A Praça é Nossa”. Junto a Vitor estão os atores Wanderlei Grillo, (que já trabalhou na série “Malhação”) e a atriz Bruna Andrade. A indicação é de 14 anos, e o ingresso pode ser trocado no museu por um quilo de alimento não perecível.