A 15ª edição da Festa do Caqui e Cia já tem data marcada, e neste ano será em dois finais de semana, nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de abril. A tradicional festa itatibense acontece no Parque da Juventude, valorizando o agronegócio e a produção local.

Além da exposição, venda e leilão de frutas, a festa terá um show room, atrações musicais, os visitantes poderão fazer passeios turísticos, andar de trenzinho, ter aulas de culinária, comprar os produtos oferecidos na Feira de Artesanato e ainda levar mudas de plantas para casa. As crianças vão ganhar um cantinho especial, o “Espaço Criança”.

Mas se tem uma atração que agrada os visitantes de todas as idades, é a praça de alimentação elaborada pelas entidades assistenciais do município, que preparam uma infinidade de iguarias.

“Sabemos que as opções gastronômicas oferecidas na Festa do Caqui são um diferencial importante”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi. “Nós tomamos o cuidado de elaborar um cardápio bem variado, sem repetição entre as barracas, que é para agradar todos os gostos. E como este ano teremos seis dias de festa, dá para experimentar bastante coisa”, finalizou.

PRODUTORES RURAIS

Os produtores rurais de Itatiba tambem estarão presentes em mais essa edição da festa. Produtos como o caqui, goiaba, figo, uva, atemoia, pitaia, vinho, doce, mel, geleia, pães, suco, licor, frutas desidratadas, vinagres, hortaliças, produtos orgânicos, orquídeas e flores em vaso, entre outros, fazem parte dos produtos que serão comercializados na festa.

A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura é de que em 2018 a produção de caqui em Itatiba seja de 5.000 toneladas. Hoje, o município tem em torno de 70 produtores de caqui, produzindo em 158 hectares.

“Temos acompanhado o crescimento do setor e o aumento da produção, por isso é muito gratificante ver o interesse dos produtores rurais”, afirmou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi. “A Festa do Caqui é o maior evento de Itatiba, e como o nome já diz, o caqui é a atração principal dessa festa, nada mais justo que os produtores participem das decisões e seus produtos sejam cada vez mais valorizados”, completou.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura estará com um stand no evento, divulgando suas ações e distribuindo gratuitamente 5 mil mudas de temperos, plantas medicinais, hortaliças e de árvores ornamentais e frutíferas, produzidas no Viveiro Municipal da Prefeitura, entre elas, coentro, salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, ipê, pitangueira e jabuticabeira.

Reciclagem

Os produtores que participarão da Festa do Caqui foram convidados a levar para as suas barracas embalagens próprias para acondicionamento de materiais recicláveis. Essa é uma forma de incentivar os consumidores a realizarem a correta separação, pois é justamente ela que permite a reciclagem diminuindo o volume de resíduos acumulado em aterros. A Cooperativa Reviver estará na Festa do Caqui explicando o trabalho desenvolvido e informando a população sobre a importância da separação de materiais.

A entrada na Festa do Caqui e Cia é gratuita e os portões do Parque serão abertos sextas-feiras às 19h e sábados e domingos às 10h.

 

CARDÁPIO

Confira as delícias que estarão disponíveis na festa e colabore com as Entidades Assistenciais

Fundo Social de Solidariedade: Açaí (300 ml ou 500ml) + opcionais a parte

ONG Anjos da Paz: Buraco quente, Panqueca, Pastel Doce

APAE: Pastel

Asilo São Vicente de Paulo: Lanche de Pernil, Bolo Ameixa e Chocolate

Casa Espírita Irmão de Assis (CEIA): Galinhada Inteira, Galinhada ½ porção

Casa Espírita Mãos Estendídas (CEME): Feijoada, Porção de Costela de Porco c/ Bolinho de Mandioca, Sala de frutas

Creche Paraíso Infantil: Cachorro Quente, Rondelli, Doces: Ferrero Rocher, Choco Power, Olho de Sogra, Camafeu de Nozes, Bombom de Cereja

Instituto Passo a Passo: Bacalhoada, Alheira, Bolinho de bacalhau, Casquinha de bacalhau, Berinjela à parmegiana, Quindim, Brigadeiro, Bomba de chocolate, Bomba de doce de leite, Halawi, Fayssali, Almofada, Ninho de nozes, Triangulo folhado, Canoli, Pudim, Pastel de Belém, de Santa Clara, de Coimbra, Torta de Nozes, de caju, de Amendoas, de limão, holandesa, crostata de amora, de damasco, Mousse, Cheesecake (individual), Favo Holandes, Bandeja de doce sírio mini

Instituto Phala: Tapioca, Macarrão na Chapa

Irmãos de Rua: Polenta Branca Mole ao Molho de Calabresa ou Bolonhesa, Risoto de Bacalhau, Batata Recheada

Lar do Caminho: Lasanha, Pipoca, Algodão Doce

Lar Itaibense: Lanche de Cupim, Lanche Grego, Lanche de Frango desfiado, Torresmo

LIABESI: Acarajé, Bolinho de carne seca com queijo, Espeto de Camarão, Porção de Peixe, Coquinho, Quebra Queixo, Cocada, Muqueca Peixe, Torta de Frios, Arroz e Filé Frango Parmegiana

Lions Club: Nhoque c/ porpeta ao sugo, Espetinho de carne, frango e linguiça

Loja Maçônica: Frango com polenta fritos

Nasce: Parmegiana tapa na cara (acompanha arroz e fritas), Bolinho de arroz somente porção 6unid, Bolinho de abóbora com carne seca unid, Porção com 6unid, Tapa na Cara, Porção com 6unid, Paes Doces e Salgados

Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer: Sorvete Picolé, Sorvete massa, Crepe preseunto/queijo, Queijo, Chocolate

Sibes: Lanche de calabresa, Lanche de churrasco, Frutos do amor (morango e uva com chocolate no espeto), Maçã do amor, Churros Tradicional, Churros Gourmet

ONG Trilhas: Lanche de Mortadela Frio, Lanche de Mortadela Quente+Queijo+Tomate, Doces Caseiros Cristalizados

Vila Jovem: Pizzinha, Esfiha, Salgadinho no Copo, Escondidinho de carne seca, Beirute de Frango, Beirute de Carne, Brigadeiro com morango, Raspadinha

Também haverá venda de água, cerveja, refrigerante, chopp (claro, escuro e vinho), vinho, vinho quente, suco e caipirinhas.