No domingo, 18, o Parque da Juventude foi o cenário de uma ação globalizada , local escolhido para a participação de Itatiba na segunda edição do Plantio Global, ação colaborativa e comunitária que incentiva a criação de novos grupos, para que de maneira conjunta se realize plantios em uma data determinada.
O município contou com a participação de cerca de 300 pessoas, que realizaram o plantio de mais de 220 mudas de plantas nativas, que foram assentadas ao redor do lago principal e das proximidades da pista de caminhada, uma iniciativa que aumentará as áreas arborizadas do Parque.
O Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi esteve presente no plantio
Para a realização do Plantio, a Prefeitura contou com a parceria do Rotary Club de Itatiba, ONG Jacaré Ribeirão Vivo Associação para Preservação Ambiental (JAPPA), Tiro de Guerra 02-070, Instituto Libra, dos Desbravadores de Itatiba, além da participação de alunos da rede pública, voluntários e dos frequentadores do parque, que se interessaram e pediram para plantar, sozinhos ou junto de suas famílias.
“Essa é uma ação local para atingirmos o global, garantindo qualidade de vida sempre”, completou Socrates José Piovani, Diretor Presidente da ONG JAPPA.
As 220 mudas de plantas nativas foram assentadas ao redor do lago principal e das proximidades da pista de caminhada do Parque da Juventude
FRUTOS
Um dos benefícios agregados ao Plantio Global é a melhoria da qualidade de vida da população e o conforto térmico por meio da arborização urbana, que contribui diretamente para obtenção de um ambiente mais agradável e tem influência decisiva na saúde da população.
“Nós sentimos a necessidade desse plantio, ao verificar que por muito tempo o Parque da Juventude ficou sem receber a manutenção necessária, não oferecendo novas áreas de sombra”, explicou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi. “Foi muito agradável ver famílias e muitas crianças aprendendo a valorizar e respeitar o meio ambiente, o ato de plantar uma árvore pode ser uma atitude simples, mas tenho certeza que será um diferencial na vida das pessoas que estiveram conosco dando sua contribuição em mais este evento” concluiu.
No total, a Prefeitura recebeu mil mudas, doadas pela família do Sr. Sanches, dessa quantia, as que não foram utilizadas durante o Plantio Global serão destinadas a outros projetos de plantio, tanto no Parque quanto em outras ações idealizadas no decorrer do ano.