A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai realizar no dia 6 de julho, Audiência Pública para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico do município.

Além de um inventário que apontou as principais atrações da cidade, as potencialidades do município foram levantadas em uma Oficina Participativa que ocorreu no último dia 14 de junho e contou com a participação de representantes de órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Esses e outros aspectos serão debatidos na Audiência Pública, que é um dos passos para que Itatiba requeira o título de Município de Interesse Turístico (MIT). As cidades que possuem o título podem receber, anualmente, cerca de R$ 550 mil para serem investidos em obras e ações destinadas exclusivamente ao setor de turismo. No dia 22 de maio, o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, esteve em Itatiba e destacou a importância do município tornar-se um MIT.

“Transformar Itatiba em um polo turístico é o interesse de todos, pois gera empregos, movimenta a economia e oferece inúmeras oportunidades, e é para isso que nós estamos trabalhando”, comentou Washington Bortolossi, Secretário de Cultura e Turismo. “Ser Município de Interesse Turístico vai nos colocar em um outro patamar, por isso é importante que todos participem desse processo” finalizou.

A Audiência Pública do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico será realizada no dia 6 de julho, quinta-feira, a partir das 18h, no Auditório do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consolini’. A entrada é aberta e a participação da população é fundamental.

MIT

Para requerer o título de MIT, o município deve possuir potencial turístico e atender algumas exigências previstas na Lei, como possuir serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, capacidade de atender a população local e os turistas em relação ao abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos.

A Audiência Pública agrega sugestões para serem implementadas no Plano Diretor de Turismo, que é transformado em um Projeto de Lei, submetido para apreciação da Câmara de Vereadores. Aprovado pelos edis, é sancionado pelo Prefeito e a documentação completa da cidade é encaminhada tanto para a Secretaria Estadual do Turismo quanto para a Assembleia Legislativa. O último passo é o encaminhamento ao Governador, que o sanciona como lei.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE ITATIBA

Dia: 06/julho – 5a-feira
Horário: 18h
Local: Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consolini’
Endereço: Avenida Luciano Consolini, no 600 – Jardim de Lucca – Itatiba, SP