Na manhã desta quarta-feira, dia 14, o Auditório do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’ sediou a Oficina Participativa, uma ação de subsídio para o desenvolvimento do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba, documento obrigatório para que a cidade integre o grupo dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.
“A participação de vários setores foi fundamental para o desenvolvimento dessa oficina. Recebemos várias sugestões que serão levadas para a Audiência Pública, que acontecerá no dia 6 de julho”, contou Washington Bortolossi, Secretário de Cultura e Turismo.
“Os participantes se mostraram animados. Transformar Itatiba em um polo turístico é o interesse de todos, então juntos trabalharemos para deixar Itatiba cada vez melhor”, finalizou.
A Oficina Participativa, que começou às 9h30 e teve duração de quase três horas, foi destinada para que o público discutisse as quatro diretrizes norteadoras que compõem os programas do Plano Diretor: Mercado, Infraestrutura, Governança e Aspectos Socioculturais e Ambientais.
“Para que o turismo aconteça de uma maneira bacana e sustentável, que traga bons frutos ao município, é interessante que todas as partes estejam envolvidas e planejando juntas: os órgãos públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil têm que ‘falar a mesma língua’, querendo a mesma coisa”, explicou Jéssica de Moraes Pereira Neves, responsável por coordenar a Oficina.
Na abertura foi feita uma explanação que contextualizou o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba, em seguida todos os participantes foram divididos em grupos e realizaram uma atividade para levantamento de percepções sobre o que pode ser feito para alavancar o potencial turístico da cidade.
“Eu achei excelente, nós já estamos fazendo esse trabalho há muito tempo, tentando juntar todos os atrativos de Itatiba e sentir qual a vocação, o que a população quer pra sua cidade. A iniciativa de fazer essa oficina e ter tantos segmentos representados aqui hoje, foi muito produtiva, estão surgindo muitas sugestões, estou muito contente” comemorou Izildinha Baptistella Rabechi, Presidente do Conselho Municipal do Turismo de Itatiba, o Comtur. “Parabenizo a Secretaria de Cultura e Turismo e toda a Administração”, completou.
19
“Alavancar o turismo é interesse da cidade inteira, até porque isso gera divisas para o município, gera emprego na cidade, e qual cidade não quer melhorar? É essencial essa participação da Aicita, essencial esse engajamento que a Prefeitura está tendo de realmente desenvolver e pôr em prática esse Plano Diretor. Itatiba melhorando será bom para todos”, comentou Débora Giani, Consultora da Aicita.
“Muito bom para o município atrair o turismo, é uma renda limpa, só que precisamos de infraestrutura, ter pessoas capacitadas, estamos correndo atrás disso, queremos ver quem pode e tem interesse em participar. São várias as situações que envolvem diversos setores da sociedade, por isso a importância das oficinas, para capacitar o município e deixar aberto para sugestões e o que cada um pode fazer para contribuir para que Itatiba atraia cada vez mais turistas”, comentou Carlos Alberto Capeletto, Presidente da Associação dos Produtores Rurais.
A Audiência Pública do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba acontecerá no dia 6 de julho, a partir das 18h, no Auditório do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’ e será aberta a toda população que queira participar.