Neste final de semana, Itatiba recebe diversos eventos voltados ao esporte e a cultura. Entre os destaques, estão o Circuito Sesc, no Parque da Juventude, que contará também com barracas de alimentação das entidades assistenciais. Já o Teatro Ralino Zambotto receberá peça teatral com a atriz Renata Sorrah, da Rede Globo de Televisão.
“Temos procurado oferecer cultura para todos os gostos e idades, e firmar parcerias que possam proporcional eventos de grande qualidade é uma conquista a ser sempre comemorada. Mesmo em tempos dificeis e com recursos extremamente limitados, não mediremos esforços para manter os projetos culturais da cidade e sempre que possível inovar e oferecer diversidade para a nossa população”, comentou o secretário de Cultura e Turismo – Washington Bortolossi
Confira a programação:
Sexta-feira, 28 de abril
Neste dia 28, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe no Teatro Ralino Zambotto a peça ‘Memórias de um Sargento de Milícias’, do Projeto Inversão.
Serão exibidas três sessões, às 10h, às 14h e às 16h. Os convites podem ser retirados no Museu “Padre Lima” ou na Biblioteca Chico Leme, trocando por um livro em bom estado.
Sábado, 29 de abril
No sábado, a Biblioteca “Chico Leme” recebe, a partir das 10h, a palestra ‘O Teatro e a Literatura – Vivências teatrais na sala de aula’, ministrada por Tamires Faustino, atriz, autora e diretora. A palestra é voltada para Educadores, Arte-Educadores, Psicólogos, Pedagogos e todos aqueles que lidam com crianças ou se interessem pelos assuntos. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca.
Já a noite, a partir das 20h, o Teatro Ralino Zambotto recebe a Companhia Brasileira de Teatro e a atriz Renata Sorrah, com o espetáculo “Esta Criança”, apresentando a intimidade revelada em dez situações-limite. A obra foi criada a partir do texto inédito no Brasil do autor francês Joël Pommerat. O espetáculo é dirigido a um público adulto e os ingressos podem ser trocados no Museu Padre Lima, preferencialmente por alimento não perecível ou produto de higiene/beleza.
Domingo, 30 de abril
No domingo, o Parque da Juventude recebe atrações durante o dia todo. Pela manhã, acontece a 2ª etapa da Copa FBR Itatiba de mountain bike. Serão 3 categorias diferentes disputando em três horários diferentes: às 8h30 (Categoria Pró, 54 km), às 8h45 (Categoria Sport, 41 km) e às 8h50 (Categoria Fun, 23 km – passeio). Para a entrega dos kits, a FBR pede que cada inscrito leve uma caixa de leite, que serão doadas para o Fundo Social de Solidariedade.
Alimentação
Durante todo o domingo também será montada uma praça de alimentação com barracas de entidades e do Fundo Social de Solidariedade, que servirão pratos variados para os frequentadores. Confira o cardápio:
Fundo Social de Solidariedade: açaí, fondue, salada de frutas e lanche natural
Instituto Passo a Passo: pastel e salgados
Instituto Phala: X-salada, Tapioca, Pastel e Chopp
Irmãos de Rua: Pastel, cachorro quente, macarrão com frango e batata recheada
Também haverá venda de água, chopp, cerveja e refrigerante
CIRCUITO SESC
A partir das 16h, o Parque da Juventude recebe o Circuito Sesc de Artes, onde diversos espetáculos se encontram: circo, dança, performances, peças teatrais, shows, atividades literárias, intervenções urbanas, sessões de cinema e oficinas de artes visuais para toda a família. Entre as atrações estão:
Splashcletas – Já pensou em pintar quadros usando uma bicicleta? O resultado são pinturas abstratas que variam conforme as escolhas de tinta e a intensidade das pedaladas.
Cine Olho (SP): uma viagem pelos primórdios do cinema em mini-sessões temáticas, que mostram os primeiros beijos, monstros e efeitos especiais da história da sétima arte.
Mini-teatros de Sombras: Como fotógrafos lambe-lambe, uma trupe mineira leva suas quatro peças, pequenas em tamanho e duração, em caixas. O espectador assiste à apresentação espiando em um olho mágico e com auxílio de fones de ouvido.
Ordinarius (RJ): A voz é o instrumento principal deste sexteto. Executado a capela ou enriquecido com violão, cavaquinho e percussões variadas, o eclético repertório do grupo visita gêneros brasileiros e internacionais, divertindo o público com as surpresas proporcionadas pela música vocal.
DJ Pardí – O DJ já tocou nas principais casas e eventos de São Paulo, como Cine Joia e Virada Cultural. Suas influências são a música popular brasileira e latino-americana.
Encontro Atlântico: Cinco músicos tocam “djembés” e “doundouns”, diferentes tipos de tambores, e três dançarinas executam a coreografia.
Mágica de Mario Kamia – A caixa, elemento-chave para um ilusionista, é o centro deste espetáculo, que explora desde equipamentos feitos com caixas de papelão até as grandes caixas de ilusionismo. Em sua performance não faltarão números como a Mesa da Morte, em que espetos descem sobre o corpo do ilusionista e não o atingem.