ID Jovem garante acesso à cultura e mobilidade

O programa Identidade Jovem, do governo federal, garante meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, gratuidade ou desconto de 50% em passagens interestaduais (ônibus, trem ou embarcação) e isenção de pagamento de taxa na hora de fazer a Carteira de Identidade Estudantil. Ele foi lançado em dezembro de 2016 e está disponível para jovens entre 15 e 29 anos que tenham uma renda familiar de até dois salários mínimos, independente de ser estudante ou não.

Para ter direito ao benefício, o jovem precisa estar com os dados atualizados no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). A Identidade Jovem está disponível por meio de aplicativo para smartphones ou no site da Caixa Econômica Federal. Para acessar, basta preencher com o número do NIS (Número de Identificação Social), nome completo, data de nascimento, CPF e nome da mãe.

A reserva de vagas em comboios interestaduais deverá se feita, no mínimo, com três horas de antecedência antes da viagem. São duas passagens gratuitas e mais duas com 50% de desconto em cada viagem das empresas de transporte interestadual convencional. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.

O pagamento da meia-entrada nos estabelecimentos comerciais (teatro, cinema, estádio de futebol) tem sua autenticação feita por intermédio de um QR CODE (item de segurança), seja na tela do celular ou impresso. Os estabelecimentos comerciais também possuem um aplicativo que verifica a veracidade e a validade de cada documento. O modelo foi amplamente discutido e validado com a sociedade (movimentos de juventude organizados, entidades estudantis, empresários do setor cultural, de shows, gestores de clubes de futebol) e governo (agências reguladoras, ANTT e ANTAQ), sendo escolhida a forma virtual devido à sua facilidade de acesso pelos jovens.

– Quem tem direito?

O Programa Identidade Jovem é destinado a jovens de 15 a 29 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico), com cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

O Programa dá direito a três benefícios: meia entrada em eventos esportivos e artístico-culturais, gratuidade na emissão da Carteira de Identidade Estudantil (CIE) e reserva de vagas no transporte interestadual convencional de passageiros (duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto, no mínimo, por ônibus, trem ou embarcação).

– Como se cadastrar?

Há duas formas de emitir a ID Jovem: através do site da CAIXA (http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx) ou do aplicativo para smartphones “ID JOVEM”.

Nas duas formas, o jovem beneficiário deve inserir seus dados pessoais solicitados para gerar gratuitamente o seu cartão virtual.

Quando for utilizar sua ID, basta apresenta-la diretamente no aplicativo ou imprimi-la no site, juntamente com um documento oficial com foto.

Caso o jovem precise se inscrever no CadÚnico ou atualizar seus dados, ele deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

– Tem limite no número de viagens?

Não há limite no número de viagens, desde que a emissão seja individual e que os trechos sejam interestaduais de linha convencional.

– As viagens só podem ser realizadas entre estados?

Sim, o benefício só pode ser utilizado em viagens interestaduais.

– Qual o limite de idade dos jovens?

O Programa beneficia jovens de 15 a 29 anos.

Informações fonte: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx